18/08/2013 22:46

COPASA: QUEM É O CULPADO?

Por Jotha Lee

A Copasa e os tucanos perderam a noção. Perderam a noção de tudo. Primeiro a Copasa enfia nas contas dos divinopolitanos a cobrança da taxa de tratamento do esgoto. E é preciso ficar bem claro que estamos pagando por um tratamento que não é feito. Meu Deus!!! Estamos sendo roubados descaradamente com a cumplicidade do senhor prefeito Vladimir Azevedo (PSDB), dos deputados que apoiam seu governo - Jaime Martins, Domingos Sávio e Fabiano Tolentino - de todos os vereadores e do governo do Estado. É isso mesmo. Somos vítimas de roubo oficial da Copasa, que cobra por um tratamento de esgoto que não realiza. Estamos sendo assaltados e não reagimos. 

Agora, a Copasa decide repassar o tratamento do esgoto para outra empresa. Ou seja, a Copasa, que levou a concessão do tratamento do esgoto sem nenhum custo, não vai realizar o serviço. Vai terceirizar para outra empresa e continuar cobrando e recebendo pelo tratamento do esgoto e sua conta de água, até o final do ano, estará 100% mais cara. Até agora, subiu 50%. Contudo, aguarde o chumbo grosso que vem por aí. Ano que vem tem eleição para deputado. É preciso rechear o Caixa 2 para garantir a verba da campanha. 

Não bastasse terceirizar o serviço, a Copasa ainda marca para Belo Horizonte uma audiência pública para discutir a terceirização do esgoto em Divinópolis. Ora, ora, ora. Eu moro em Divinópolis, a água é aqui, a cobrança é aqui e a audiência é em Belo Horizonte? Isso é brincar com a gente. É desrespeito. É chacota com a nossa cidade.

DE QUEM É A CULPA?

A culpa é toda do senhor prefeito Vladimir Azevedo, do seu padrinho político deputado federal Domingos Sávio, do senador Aécio Neves e mais um bando de vereadores que são bonequinhos de marionetes, que só funcionam se manipulados pelo prefeito. 

A lei 6.589, assinada pelo ex-prefeito Demetrius Pereira em 2007, teve como objetivo tão somente AUTORIZAR o Executivo a negociar a concessão do tratamento do esgoto. A lei só autoriza, portanto é menos poderosa do que o contrato assinado entre o senhor Vladimir Azevedo e o governo do Estado. Vladimir votou na Câmara contra a Lei de Demetrius, porque como vereador era contra a entrega da concessão do tratamento do esgoto. Dois anos depois, ao assumir a prefeitura, teve uma crise de amnésia, e se esqueceu de que votou contra a lei, se esqueceu de que era contra a entrega da concessão do esgoto e a favor de uma empresa municipal para cuidar da questão e, usando a própria lei na qual ele votou contrário, entregou o esgoto de mão beijada para a Copasa.

A iniciativa de Demetrius era abrir as discussões em torno do tratamento do esgoto, o que já deveria ter sido feito há mais de 10 anos. Se ele iria entregar a concessão para a Copasa, ninguém nunca soube, pois ele jamais fez esta afirmação. Fui o primeiro jornalista com o qual Demetrius tratou do assunto. Dois meses depois de sua posse em 2005, fiz uma entrevista com ele publicada na Página 3, do saudoso Jornal Magazine. Não me lembro da data. Lembro que a matéria foi manchete principal com o título: “PREFEITO ANUNCIA CONCESSÃO DO ESGOTO”. Na entrevista perguntei a Demetrius se ele entregaria o esgoto para a Copasa. “Esse assunto tem que ser discutido com o povo. O que o povo decidir é o que dever feito”. Isso ele disse em março de 2005. Demetrius não teve tempo para levar avante sua iniciativa de discutir o tema com a população, pois depois que a Lei autorizativa para tratar o esgoto foi aprovada, ele teve somente mais um ano no governo. 

AUDIÊNCIA - Quanto a marcar audiência pública para Belo Horizonte, a cobrança deve ser feita ao senhor prefeito. Esse "mimo" para a Copasa não está na lei assinada por Demetrius, está previsto no CONTRATO assinado por Vladimir. que permite que as discussões em torno do abastecimento de água e tratamento do esgoto em Divinópolis sejam feitas em Belo Horizonte. Para fugir do povo mesmo, não tenha dúvida.

—————

Voltar