26/08/2013 16:13

Cruzeiro anuncia Mundial de Vôlei de Clubes para Minas Gerais

Vittorio Mediolli, do Grupo Sada, patrocinador do time de vôlei do Cruzeiro, ao lado do presidente Gilvan de Pinho Tavares, durante anúncio do Mundial de Vôlei em Minas

 

O presidente celeste, Gilvan de Pinho Tavares e o presidente do Grupo Sada, Vittorio Medioli, anunciaram, no início da tarde desta segunda-feira (26), que o Sada Cruzeiro será o anfitrião do Mundial de Clubes 2013. Nos últimos três anos, o evento aconteceu em Doha, no Catar. De acordo com Medioli, há possibilidade do Mundial 2014 também acontecer em terreno azul.

“Com grande satisfação anuncio o evento que é da maior importância do voleibol brasileiro, especialmente, para o voleibol mundial. O Brasil sempre se fez presente nesses eventos, no ultimo, em 2012 o Sada Cruzeiro conseguiu chegar a final e alcançar a medalha de prata, mas Doha desistiu de continuar esse evento uma vez que já se encontrava na terceira edição, e então conseguimos através de uma parceria aqui em Minas Gerais, poder hospedar esse evento e dar continuidade a essa competição”, disse Vittorio Medioli.

Estiveram presentes no evento do anuncio do Mundial, o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, o presidente do Grupo Sada, Vittorio Medioli, o membro da FIVB, Marcelo Wangler,  o diretor técnico da CBV, Túlio Teixeira, o presidente do conselho celeste, Wilmer Santa Luzia, além do técnico da equipe de vôlei celeste, Marcelo Mendez e os atletas.

A equipe Sada Cruzeiro em parceria com as prefeituras de Betim e Contagem cederá o centro de treinamento e academia. O poliesportivo do Riacho, em Contagem, conhecido como caldeirão celeste será disponibilizado como centro de treinamento, a cidade também hospedará alguns times. Em Betim, o ginásio Divino Braga será a sede das partidas do Mundial de Clubes, a cidade também hospedará equipes que participarão do torneio.

“Em nome da CBV, primeiro gostaria de parabenizar o Estado de Minas Gerais e a equipe Sada Cruzeiro pela conquista do direito de realizar o campeonato mundial, segundo agradecer em nome da FIVB pelo esforço que estão fazendo para realização desse campeonato, para que seja um evento da mais alta qualidade”.

Criado em 1989, o Mundial de Clubes é a mais importante competição entre clubes. O Brasil foi sede apenas uma vez, em 1991, quando as partidas foram mandadas em São Paulo. Em seguida, o campeonato ficou paralisado durante 17 anos e retornou em 2009, em Doha, no Catar, que se manteve como sede nos três últimos anos.
 

A equipe celeste participou do Mundial de Clubes em 2012 e foi superada pela equipe tricampeã da competição, Trentino - Itália. Ainda assim, a Raposa voltou para casa com quatro prêmios individuais: Serginho foi consagrado como líbero e melhor recepção, William foi eleito o melhor levantador e Wallace como melhor saque da competição internacional.

Em 2013, além da mudança no país sede, o torneio volta a ser disputado por oito clubes. Com representantes da Europa, Ásia, África, América do Sul e Norceca, que inclui: América do Norte, América Central e Caribe, além do clube anfitrião Sada Cruzeiro. As equipes serão divididas em dois grupos com quatro para disputarem a fase classificatória, os dois melhores colocados de cada chave avançam para as semifinais, em cruzamento olímpico. A final será no dia 20 de outubro.

Otimista, o presidente Gilvan de Pinho Tavares revela, “tenho certeza que pela equipe que montamos este ano temos todas as condições de conquistar esse título de Campeão Mundial de vôlei. É uma conquista que falta para a equipe do Sada Cruzeiro, já que no futebol batemos na trave duas vezes, agora eu tenho a maior esperança, perante a nossa torcida inflamada como ela é, vamos lograr êxito e conquistar esse titulo que será a gloria maior do Cruzeiro de todos os tempos”.

Além da equipe estrelada, outras sete participarão da torneio: o atual campeão Mundial Trentino, da Itália, o  campeão Sul-Americano, UPCN, da Argentina,  o campeão europeu, Lokomotiv  Novosibirsk, da Rússia, o campeão asiático, Kaln Mazandaram, do Irã, o japonês Panasonic, campeão da Copa do Japão, o campeão africano, Sfax, da Tunísia e o Club Romana, campeão da República Dominicana, representante da América do Norte. 

Cronograma

13/10 - Chegada das delegações
15/10 - Fase de classificação - Jogos Grupo A e B
19/10 - Semifinais
20/10 - Disputa do terceiro lugar e Final

—————

Voltar