19/10/2013 15:04

Choque de gestão na educação de Vladimir Azevedo vai derrubar o ensino municipal

Sindicato dos Trabalhadores Municipais reage e anuncia mobilização das servidores


Prefeito Vladimir Azevedo quer acabar com horário integral nos Cemei´s

A crise econômica instalada na Prefeitura de Divinópolis, fruto da má gestão do governo tucano comandado por Vladimir Azevedo (PSDB) e da irresponsabilidade na distribuição de recursos públicos, está obrigando a administração a adotar medidas severas de contenção de despesas. Ao invés de mexer em setores onde não haverá grandes impactos, como por exemplo, redução imediata de cargos comissionados, Vladimir Azevedo ataca setores fundamentais para a sociedade, como por exemplo, o Restaurante Popular, cuja refeição teve aumento de 150%.

Com o objetivo de aumentar a economia do município, Vladimir Azevedo já anunciou o choque de gestão na educação. E vai ser um choque mesmo. Afinal, pela proposta de Vladimir, o sistema educacional da cidade pode se transformar numa verdadeira colcha de retalhos. Em nota publicada em sua página em uma rede social, o Sintram – Sindicato dos Trabalhadores Municipais manifestou sua preocupação diante das medidas anunciadas, afirmando que “está imensamente preocupado com a proposta de adequação financeira para o ano de 2014 da administração municipal”. Ainda segundo a nota publicada pelo Sindicato, “as propostas apresentadas para a Educação comprometem a qualidade de ensino no município, voltando-se apenas para a questão financeira, negando o fato de que educação é investimento”.

De fato o Sintram tem muitos motivos para estar preocupado e a Secretaria Municipal de Educação, certamente parceira do prefeito, precisa divulgar esclarecimentos sobre as medidas anunciadas. Entre as propostas definidas pelo prefeito para atingir a economia pretendida estão algumas aberrações. Veja:

• Extinção do cargo de Diretor Pedagógico.
• Extinção da gratificação de 20% concedida por lei aos Auxiliares de Serviço II dos Cemei’s.
• Aumentar a distância que garante o transporte escolar dos alunos, passando de 1.500 para dois mil metros. 
• Interromper a organização escolar já existente.
• Atender parcialmente – somente meio período - às crianças de até três anos, nos Cemei’s, que hoje trabalham com atendimento em tempo integral.
• Substituir as unidades de atendimento da modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA por um centro de referência que atenderia a todos em uma única unidade. 
• Normatizar a concessão de férias prêmio de educadores, restringindo o direito para apenas dois meses.

Estas são apenas algumas das propostas apresentadas e que na opinião do  Sintram “prejudicam os avanços até aqui alcançados na educação”. O Sindicato mostra postura firme e acrescenta que o prefeito Vladimir Azevedo visa, exclusivamente, a economia financeira, “mas os gastos com cargos comissionados e outras despesas de publicidade não sofreram qualquer alteração significativa”.

O Sintram assegura que os servidores municipais não aceitarão estas propostas. “Precisamos discuti-las e garantir nossa mobilização para impedir que destruam aquilo que, à duras penas, construímos na educação do nosso município”, finaliza nota do Sintram.

—————

Voltar