05/11/2013 20:39

PAREDÃO: CRÍTICA

VEREADOR AFIRMA: “A COPASA ESTÁ ROUBANDO O CIDADÃO”


Adair Otavaino: "A Copasa está metendo a mão no bolso do povo"

A Copasa voltou a ser tema de discursos inflamados na sessão da Câmara Municipal de Divinópolis, na sessão desta terça-feira (05). O mais contundente foi o vereador Adair Otaviano (PMDB), que acusou a empresa de “roubar” o povo e ainda ironizou ao afirmar que a Copasa agora trabalha por vidência.

O inflamado discurso do vereador foi motivado pela denúncia de um morador do bairro Cidade Jardim, que esse mês recebeu duas contas de água. Uma, com vencimento  no próximo dia 12 referente ao consumo de outubro, no valor de R$ 123,00 e a segunda, no valor de R$ 121,00 referente a novembro, com vencimento no dia 12 de dezembro.  Irônico, Adair Otaviano afirmou que a Copasa agora está trabalhando por vidência ou telepatia para antecipar o valor do consumo do cidadão.

O vereador fez questão de criticar a cobrança ilegal da taxa de tratamento do esgoto. Desde janeiro, o consumidor divinopolitano está pagando 50% sobre o valor da conta de água a título de cobrança do serviço de tratamento do esgoto. “A Copasa está cobrando por um serviço que não existe. O esgoto continua sendo lançado no Rio Itapecerica sem nenhum tratamento e o povo pagando por esse serviço. A Copasa está metendo a mão no bolso do povo, está roubando o cidadão”, afirmou o vereador do PMDB.

Adair Otaviano lembrou ainda que o Ministério Público impetrou Ação Civil Pública, com  pedido de liminar, para a suspensão imediata da cobrança do esgoto. “Em outras cidades o MP conseguiu suspender a cobrança da taxa, em Divinópolis isso não aconteceu”, frisou o vereador. A liminar ao MP foi negada em Divinópolis pelo juiz Núbio Oliveira, da Vara de Fazendas Públicas e Autarquias, que rejeitou a sólida argumentação do promotor Sérgio Gildin responsável pela ação. Entre os vários argumentos, o mais contundente apresentado pelo promotor é a cobrança por um serviço que não é prestado, o que fere o Código de Defesa do Consumidor. “Essa empresa não é idônea”, finalizou Adair Otaviano.

O vereador Anderson Saleme (PR) também criticou a empresa de abastecimento, afirmando que o serviço prestado é de péssima qualidade. “Não há uma semana que não recebemos denúncia de falta de água”, disse. Ele afirmou ainda que o povo está pagando caro pelo tratamento do esgoto e é preciso união de esforços para acabar com esse abuso. Sobre a liminar negada ao MP, Saleme fez questão de afirmar que outros juízes estão considerando a argumentação do MP e suspendendo a cobrança em várias cidades de Minas. Ele lembrou que o recurso do Ministério Público contra a decisão de Núbio Oliveira será julgado em Belo Horizonte. “Espero que os desembargadores possam atuar com o pulso firme para revertermos essa situação”, disse. 

LEIA TAMBÉM

MP recorre de decisão que indeferiu pedido de liminar para suspensão imediata da cobrança da taxa de esgoto em Divinópolios

Juiz que negou liminar para suspensão da cobrança da taxa de esgoto é investigado pelo Conselho Nacional de Justiça

 

—————

Voltar