02/09/2013 20:16

Prefeitura não consegue contratar empresa para retomar obras na UPA/Ponte Funda

A placa colocada na rua Bom Sucesso em janeiro de 2010 anunciando a obra da UPA/Ponte Funda mostra o golpe aplicado ao eleitorado, pois informa que o prazo de entrega é de 120 dias; irritada, a população da região Sudeste protestou e no dia 1º de junho de 2011, a placa amanheceu com a pichação: Prefeito, cadê a UPA fantasma?
 

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo (PSDB) continua pagando caro pela irresponsável inauguração da UPA/Ponte Funda em julho do ano passado. Às vésperas das eleições municipais, o prefeito reuniu seus apoiadores e numa grande farra eleitoreira inaugurou a unidade de saúde, que não tinha a mínima condições de funcionamento, já que as obras de estrutura física continuam inacabadas e os equipamentos necessários ainda estão longe de ser totalmente adquiridos. A falsa inauguração do ano passado, foi a real utilização da máquina administrativa e de dinheiro público para a campanha eleitoral do prefeito.

Durante as manifestações populares ocorridas em junho desse ano, uma das reivindicações foi o imediato funcionamento da UPA/Ponte Funda. Para dar uma satisfação à voz das ruas, o prefeito anunciou que a unidade funcionará a partir do ano que vem. É preciso lembrar que ao lançar a unidade em 2009, o prefeito e sua então secretária de Saúde, Rosenilce Cherie Mourão Gontijo Resende, anunciaram que a Unidade funcionaria a partir de 2010. Lá se vão quatro anos, a obra continua inacabada e a promessa de funcionamento para 2014 corre o risco de ser mais um blefe do prefeito.

 A verdadeira inauguração da unidade, em reais condições de funcionamento e utilização, ainda depende de muitas obras. No último dia 22 de agosto, a Prefeitura abriu a única proposta apresentada em uma tomada de preços para obras na unidade de demolições/remoções inclusive afastamento e ou empilhamento do material, trabalhos em terra, regularização, apiloamento e compactação, carga/transporte/descarga, alvenaria/divisórias/muros, revestimentos, pisos, esquadrias, pintura, drenagem, bases e pavimentos, e outros serviços diversos.

Entretanto, não será dessa vez que a obra terá continuidade. A única empreiteira a apresentar proposta foi a Ribeiro Alvim, responsável, inclusive, pela realização da primeira etapa da obra. Entretanto, através de comunicado publicado no Diário Oficial dos Municípios do dia 30 de agosto, a Prefeitura informou que a empresa foi desclassificada pela Comissão de Licitação, pois apresentou “proposta de preço acima do valor máximo previsto para esta licitação”, declarando a licitação fracassada.

USO ELEITOREIRO

Para entender o uso eleitoreiro da unidade de saúde, é preciso conhecer o histórico da obra, cuja inauguração foi anunciada para 2010

08 de outubro de 2009 – A Secretária Municipal de Saúde, Rosenilce Cherie Mourão Gontijo Resende, o prefeito Vladimir Azevedo e o deputado (ainda estadual) Domingos Sávio (PSDB), se reúnem com moradores da Região Sudeste para anunciar a construção da Unidade de Pronto Atendimento no bairro Ponte Funda.

21 de dezembro de 2009 – Através de declaração publicada pela Secretaria Adjunta de Comunicação Social, a então secretária de Saúde, Rosenilce Cherie, anunciou que as obras da UPA começariam em janeiro de 2010 e o prazo para conclusão era de 90 dias.

(De janeiro a setembro de 2010, não se falou mais na Unidade de Pronto Atendimento do Bairro Ponte Funda. Não houve nenhuma obra no local neste período)

3 de setembro de 2010 – Através de matéria publicada pela Secretaria Adjunta de Comunicação Social, a Prefeitura informou que as obras para a construção da UPA Ponte Funda finalmente haviam sido iniciadas.

1º JUNHO DE 2011 – Até esta data, havia apenas terraplenagem no local onde seria levantada a obra. A população da região se indignou e a placa afixada na Rua Bom Sucesso anunciando a construção da UPA, amanheceu pichada no aniversário da cidade como primeiro protesto pela politicagem e mentiras em torno da construção da unidade: “Prefeito, cadê a UPA fantasma?” A pergunta continua sem resposta.

5 de julho de 2012 – Numa grande farra eleitoreira, o prefeito promoveu a falsa inauguração da UPA, que até hoje continua aguardando a finalização das obras para seu efetivo funcionamento. 

—————

Voltar