30/08/2013 20:19

Partidos já se movimentam para as eleições do ano que vem

Começam a surgir os primeiros candidatáveis na cidade, mas ainda em fase de conversas

Os bastidores da política já começam a se movimentar com vistas às eleições do ano que vem. O eleitor renovará o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas, os governos estaduais e a presidência da República. Pelos últimos eventos políticos, esta promete ser uma eleição agitada para o divinopolitano, pelo menos em termos de disputa interna partidária.

Outro fator que certamente chamará a atenção, será a briga dentro do Executivo Municipal. O eleitor deve ficar atento, pois a máquina administrativa vai entrar firme nesta eleição. Para garantir sua reeleição no ano passado, o prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) cercou-se do apoio dos deputados federais Jaime Martins (PR) e do seu padrinho político, o tucano Domingos Sávio, além do estadual Fabiano Tolentino (PSD). Vladimir tem compromissos com todos eles e se manter a palavra empenhada para ganhar a coligação que lhe assegurou a vitória, terá que apoiar os três, o que não é possível. Para compensar, sem nenhuma dúvida vai colocar a máquina administrativa a todo vapor em favor dos seus candidatos.

Até agora ainda não se fala abertamente sobre as eleições, já que o pleito só acontece daqui a um ano. Entretanto, nos bastidores, já aparecem candidatos certos na disputa. Fabiano Tolentino, sem dúvida, buscará a reeleição. Já a ex-vereadora do PV, Dra. Heloisa Cerri é candidata certa a estadual e desde que deixou a Câmara, não parou sua movimentação política, embora tenha mantido discrição, como é do seu feitio.

Outro nome que pode aparecer na disputa é o do ex-prefeito Demetrius Pereira (foto), que só não disputou a sucessão municipal no ano passado por razões político-partidárias e especialmente por questões familiares. Demetrius foi um dos nomes mais cortejados na eleição de 2012, chegou a aceitar a disputa, porém desistiu de concorrer. Um dos motivos que o levou a esta decisão foi evitar conflito dentro do partido, já que Beto Cury, que também pode surgir como candidato a estadual, estava determinado a disputar a Prefeitura pelo PT. Outra razão, e a mais forte, foi a questão familiar. Demetrius é um homem de família e suas decisões no campo político sempre passam pelo crivo dos parentes. Ele consulta a todos, especialmente a esposa Cinthia, sua inseparável companheira de longos anos, e os dois filhos. Sua irmã Flávia, também tem importante participação na sua vida política, bem como os pais, especialmente o pai Geraldo da Costa Pereira, experiente e respeitado político da cidade. Daí que, mesmo determinado a disputar o próximo pleito, certamente Demetrius ouvirá antes a posição familiar. Fontes próximas ao ex-prefeito asseguram que ele será candidato, já tendo, inclusive, o aval da família, mas ainda não se sabe se concorrerá a uma cadeira na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal.

Outros concorrentes que devem aparecer na disputa do ano que vem são o ex-vice-prefeito Francisco Martins (PDT) e Geraldinho Martins, pelo DEM. Quem também almeja disputar o pleito é o ex-vereador Beto Machado (PSDB) que já nutria o desejo de concorrer a deputado estadual no último pleito. O ex-candidato a prefeito Jorge Torquato (PSOL) pode aparecer como candidato a deputado federal. Os nomes ainda estão sendo delineados, os partidos evitam maiores comentários, pois a confirmação de candidaturas depende não apenas do desejo do postulante a uma vaga, mas também de coligações, que quase sempre são fechadas no decorrer do processo. 

—————

Voltar