26/10/2013 16:13

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM NOVEMBRO DISCUTIRÁ DESTINO DA MATA DO NOÉ

Executivo quer transformar área em parque linear


Vista aérea da Mata do Noé (Foto: Grupo AR)

A Mata do Noé, considerada o pulmão de Divinópolis por ser a única área verde localizada em perímetro urbano com potencial para habitat natural de várias espécies da fauna e flora regionais, volta a ser tema de caloroso debate. Nas décadas de 1980 e 1990 a Mata foi motivo de várias discussões,  já que houve tentativas de lotear a área, além de outras hipóteses totalmente descabidas que foram contidas pelas autoridades constituídas da época, que sempre defenderam sua preservação.

Embora  tenha sofrido a ação da mão do homem, com desmatamentos clandestinos e queimadas criminosas, a Mata resistiu. Agora, ela volta ao centro das atenções, já que o chamado “Plano Diretor Participativo”, elaborado por meia dúzia de cabeças provavelmente pouco pensantes escolhidas a gosto do prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) propõe através de anteprojeto de lei  que a mata seja transformada em um parque linear.

A Mata do Noé fica na região próxima ao viaduto do Bairro Esplanada que dá acesso ao Bairro Nossa Senhora das Graças, às margens do Rio Itapecerica. Segundo ambientalistas, toda área verde que existe em uma cidade funciona como uma espécie de “pulmão” que favorece a melhoria da qualidade do ar, filtrando as impurezas e partículas de poluição por meio das árvores. A mata pertenceu a Noé Bueno e Dona Alice, mas foi desapropriada. No local, ainda existe uma fazenda centenária da família, onde a filha caçula de Noé, Maria Bueno.

GRUPO AR CONTRA A INICIATIVA

A Organização Não Governamental (ONG) Ação Renovadora, o conhecido Grupo AR é contra a iniciativa. Desde 1994, quando a Ong foi fundada, uma das reivindicações é a preservação da Mata do Noé. O grupo defende um trecho de cerca de 390 hectares, com diversas espécies de flora e fauna, que começa no bairro Esplanada, margeando o rio Itapecerica até o ribeirão Buritis. O objetivo é pressionar as autoridades a discutir sobre a área e buscar uma finalidade legal para ela. Em busca de apoio popular para a preservação da mata, o Grupo Ar está coletando assinaturas desde 2011.

Para discutir o destino da Mata do Noé a Secretaria Municipal de Meio Ambiente convocou uma Audiência Pública para as 9h, do dia 9 de novembro, no Teatro Usina Gravatá. A Audiência é a grande oportunidade para que a população se manifeste e faça prevalecer sua vontade. Manifestações podem ser enviadas até o dia 4 de novembro para o e-mail  ambiente@divinopolis.mg.gov.br

Veja as justificativas do  Grupo Ar para a preservação da Mata do Noé

- a Mata do Noé, é a única área verde significativa, que resta no meio da cidade, podendo transformar no futuro em um parque ecológico ou Unidade de Conservação Ambiental;

- a Mata do Noé funciona como um Micro clima, ajudando a melhorar a qualidade do ar  e sua destruição prejudicará  ainda mais a qualidade do ar em nossa cidade, como consequência um aumento nos casos de doenças respiratórias;

- o Município de Divinópolis possui mais de 50 mil lotes vagos para serem ocupados;

- esses lotes vagos causam grande dano ao meio ambiente e transtornos para toda a população (queimadas, doenças, focos de dengue, etc.)

- pela expectativa de crescimento, se não permitisse a abertura de mais nenhum novo loteamento no Município de Divinópolis, estes lotes seriam ocupados somente em meados de 2040;

- pela estatística do IBGE, a população brasileira a partir de 2039, começará a regredir;

- Assim, não tem por que permitir a abertura de novos loteamentos. No entanto, em função do crescimento desordenado e da falta de legislação protetora o assédio dos endinheirados tem sobressaído em detrimento às políticas públicas que atendam aos interesses dos divinopolitanos. Portanto, garantir a totalidade da mata é o interesse maior da sociedade para não causar danos maiores aos nossos descendentes, visto que a Mata do Noé é a única área verde remanescente e ainda disponível na zona urbana do município.

Grupo AR

—————

Voltar