11/10/2013 11:25

THE VOICE BRASIL

Luiza Lara interpreta canção de Chico Buarque e arrebenta no programa da Rede Globo


Luíza Lara em sua apresentação no The Voice Brasil

A divinopolitana Luiza Lara, 27 anos, fez uma apresentação de gala na noite desta quinta-feira (10) no programa The Voice Brasil, da Rede Globo de Televisão. O programa, em sua segunda temporada, é baseado em formato americano e tem a mesma característica do conhecido Ídolos, cujo formato original pertence à Sony Americana, com o nome de American Idol.

Em sua segunda temporada The Voice Brasil prima pela qualidade de seus participantes, todos já com a vida profissional ligada à música. Nesta quinta-feira (10) a divinopolitana Luíza Lara, cuja carreira musical começou aos 11 anos de idade, interpretou a canção Sobre Todas as Coisas, de Chico Buarque. Foi escolhida pelo sertanejo Daniel, que tem sido uma grata surpresa no programa, mostrando ser eclético e competente no meio musical, não se limitando à sua escolha profissional pela música sertaneja.

Daniel se emocionou com a apresentação de Luíza, que segundo ele, consegue tocar o coração com sua voz.  “Você trouxe exatamente o que eu queria ouvir. Você tem uma voz muito bem postada, na hora certa e com afinação perfeita. Belíssima a sua apresentação. Seja bem-vinda! Achei muita coincidência você ter os nomes das minhas duas filhas: Luiza e Lara”, disse ele.

QUEM É LUIZA LARA

A paixão pela música era inevitável. Grávida, Raquel Lara se "nutria" de música. Pianista clássica, reuniu a complexidade do erudito e o mais alto grau de sensibilidade presente nas vozes e canções de Milton Nascimento, Elis Regina, Zizi Possi, Tom Jobim e tantos outros. Em homenagem a este último, nasceu Luiza. Era 24 de outubro de 1985, cidade de Divinópolis (interior de Minas Gerais).

Rodeada  de  músicos  natos,  seus pais,  avós e tios lhe ofereceram o melhor  da música brasileira desde os primeiros meses de vida, continuando o que se iniciou bem antes de seu nascimento. Aprender a cantar era uma questão de tempo. Luiza começou a carreira informalmente aos 10 anos de idade, gravando jingles, apresentando-se na escola e nas festas da família, embora muito antes já tivesse demonstrado gosto e ouvido apurados. Aos 11 iniciou aulas de Musicalização Infantil e piano. Aos 14, gravou seu primeiro CD demo e clipe, para concorrer ao projeto "Jovens Talentos", desenvolvido, porém interrompido, pela emissora Rede Globo de televisão. Decidida a seguir carreira de cantora, Luiza passou a fazer parte de grupos vocais, participou de oficinas de música e canto e começou a se apresentar com mais frequência nos palcos da cidade e do interior do estado. Os convites para participar de shows e discos de artistas locais foram aumentando, juntamente com o sonho de uma carreira solo.

 Ao lado de grandes amigos artistas, e graças a eles, Luiza foi adquirindo maturidade e segurança no palco e em suas interpretações, destacando-se como grande revelação da música popular brasileira. Divinópolis é terra farta, e Luiza teve a sorte e a felicidade de crescer ao lado dos bons. Caminhando ao lado dos amigos e ao mesmo tempo "ídolos" mineiros, a cantora cruzou a fronteira do interior e começou carreira em Belo Horizonte, onde cursava a faculdade de Fonoaudiologia. Durante o curso, o tempo ficou dividido entre a música e os estudos. Passou a frequentar aulas de técnica vocal, participou de festivais nacionais, concursos musicais, turnês pelo estado e gravações em discos. Em 2009, Luiza foi classificada no projeto "Cantoras Daqui" do BDMG Cultural, apresentando-se em Belo Horizonte ao lado de grandes músicos mineiros, como Túlio Mourão, Cleber Alves, entre outros, o que lhe proporcionou reconhecimento de nível nacional. Em 2010, foi semifinalista do prêmio "Divas da Música Brasileira", produzido pelo Icatu Seguros, no RJ e SP.

Estes são alguns dos nomes com quem Luiza Lara já dividiu o palco, a voz e o prazer de ter conhecido: Tunai, Affonsinho, Túlio Mourão, Telo Borges, Beto Lopes, Cleber Alves, Renato Saldanha, Anthonio, Gê Lara, Lemão, Jairo de Lara, Lou Petrus, Sérgio de Castro, Bernardo Rodrigues, Rodrigo Rios, Vagner Faria, Violeta Lara, e muitos outros grandes artistas e amigos. (do site de Luíza – www.luizalara.com.br)

CRÍTICA

Por Jotha Lee

Ouvir Luíza Lara não é só um prazer de conterrâneo ou fã declarado pela música de sua família. Ouvir Luíza é ter bom gosto, é fazer a escolha perfeita para se ter música de qualidade.

Cercada de talentos que colocaram Divinópolis no cenário musical brasileiro, a cantora tem música na veia. Seus tios Lemão, Jairo e Kiko Lara, ao lado de Lou Petrus, formaram o grande grupo Adcanto, que na década de 1980, encantou o país com apresentações belíssimas pelo vocal refinado, instrumental de primeira e o enorme talento de seus componentes. O Grupo lançou um único disco – Alma de Músico – em 1982, merecendo uma crítica altamente positiva de página inteira da Revista Veja, que classificou o Adcanto como “algo raro” no meio musical. Não se esquecendo de Gê Lara, que embora não tenha participado da formação do Adcanto, é um dos mais respeitados músicos de Divinópolis e hoje empresta seu talento na formação de crianças carentes.

ADCANTO

Lemão, Jairo, Kiko, Lou: Adcanto, único disco lançado

 

 

Luíza Lara traz na veia todo esse talento. Tem a afinação perfeita, o timbre belíssimo e interpretação que emociona. Além de tudo isso, tem personalidade. Ao interpretar música de Chico Buarque, que não está entre canções massificadas no rádio e na TV, praticamente desconhecida do grande público e longe da popularidade do que agrada comercialmente, Luíza desafiou o telespectador de um programa popular e deu a possibilidade de uma boa reflexão sobre os caminhos da música brasileira.

 

Sim, possibilitou uma reflexão, pois a maioria dos participantes de programas musicais nos quais há prêmios em disputa, prefere cantar aquilo que todos já conhecem, que toca na novela e no rádio, pois o que o público já ouve fruto da massificação da mídia, tem muito mais chances de ganhar o voto. Luíza manteve sua personalidade, cantou música popular brasileira de qualidade e deu um show.

Não é sem motivos que a divinopolitana vem de uma família musical desafiadora. O Adcanto foi um desafio. Infelizmente seu estrondoso sucesso não foi o suficiente para manter o grupo junto, porém, como música não é só para ouvir – é também para unir – vez por outra temos o raro prazer de rever os quatro rapazes juntos em apresentações emocionantes – hoje não tão rapazes assim, já que até os netos chegaram.

Tenho uma boa notícia para você que não tem um disco do Adcanto. O vinil ainda pode ser encontrado. Se demorar, pode ser que não consiga mais encontrá-lo. CLIQUE AQUI e compre o disco do Adcanto. 

Sou um dos felizardos que tem o vinil do Adcanto. Quando ouço, viajo para 1980, na minha quase distante juventude. Ouço sempre as 11 músicas do disco, mas com preferência para Alma de Músico, Canção Morena, Navegante, Canto Catalão de Natal e O Ouro da Estrada, que dão a medida exata do talento desses meus velhos, bons e talentosos amigos.

Jotha Lee é editor do PAREDÃO
Radialista e jornalista

A  música interpretada por Luíza

Sobre Todas as Coisas
(Chico Buarque)

Pelo amor de Deus
Não vê que isso é pecado, desprezar quem lhe quer bem
Não vê que Deus até fica zangado vendo alguém
Abandonado pelo amor de Deus

Ao Nosso Senhor
Pergunte se Ele produziu nas trevas o esplendor
Se tudo foi criado - o macho, a fêmea, o bicho, a flor
Criado pra adorar o Criador

E se o Criador
Inventou a criatura por favor
Se do barro fez alguém com tanto amor
Para amar Nosso Senhor

Não, Nosso Senhor
Não há de ter lançado em movimento terra e céu
Estrelas percorrendo o firmamento em carrossel
Pra circular em torno ao Criador

Ou será que o deus
Que criou nosso desejo é tão cruel
Mostra os vales onde jorra o leite e o mel
E esses vales são de Deus

Pelo amor de Deus
Não vê que isso é pecado, desprezar quem lhe quer bem
Não vê que Deus até fica zangado vendo alguém
Abandonado pelo amor de Deus

—————

Voltar