27/10/2013 15:54

OPINIÃO

TV CANDIDÉS - a primeira da era digital na cidade

Por Jotha Lee
Editor - PAREDÃO

 

O sinal da TV digital já está em Divinópolis e a pioneira na nova tecnologia na cidade é para deixar o divinopolitano com orgulho. Pode-se até não gostar da programação da TV Candidés, que hoje, extraoficialmente é TV comercial, ao contrário do que determina sua concessão, cujo canal foi cedido para transmissão educativa. Pode-se ter restrição a alguns apresentadores “malas”. Mas não se pode negar que dá orgulho saber que a TV Candidés desbancou as “poderosas” e foi a primeira a implantar o sinal digital na cidade.

Particularmente tenho restrições à programação da emissora. Acredito que poderia ser a dona da audiência na cidade, se fossem feitos alguns ajustes, mas para isso é preciso ter na direção quem entenda de programação de TV, que conheça Divinópolis e que esteja no cargo por competência e merecimento e não por ser da confiança política de fulano, beltrano ou sicrano. A TV tem bom jornalismo, que ultimamente está ficando meio chato já que intensificou o chapa-branquismo, mas no geral é agradável. Tem a Resenha Esportiva, excelente programa de debate esportivo.  Além de outros bons programas, principalmente os que são produzidos pelas escolas de jornalismo. O melhor deles é Música Ambiente produzido pela Funedi/Uemg, com  boa qualidade de som, escolha musical de primeira, cenário interessante. O que o programa precisa é intensificar os debates  sobre as questões ambientais, não se limitando à música como tem ocorrido ultimamente. É preciso melhor justificar o criativo programa e para isso é necessário debater com isenção, o que não me parece possível, já que o presidente da Funedi/Uemg, Gilson Soares, é um tremendo vaselina chapa-branca. Se fosse possível uma boa independência, tema polêmico é o que não faltaria ao programa: aterro sanitário, tratamento do esgoto e, agora, a Mata do Noé, só para citar os que estão mais em moda.

Também é incompreensível que a TV  Candidés tenha tirado do ar programas como Roda Viva, Observatório da Imprensa, Sem  Censura e vários outros de altíssima qualidade.

De todo modo, é orgulho saber que a TV Candidés foi a primeira a implantar o sinal digital na cidade. Mostrou que é coisa nossa mesmo e por isso até nos sentimos no direito de criticar, mas não se trata de uma crítica negativa e sim o ponto de vista de quem torce para que a emissora seja líder de audiência na cidade.

E AS OUTRAS? Bem, a TV Alterosa ainda não começou a implantar sinal digital em Minas e a TV Integração, infelizmente, o sentimento da maioria do povo é que não se trata de uma emissora da cidade. Tão logo foi inaugurada, tentou fazer de Divinópolis um quintalzinho de Araxá. Como houve reações, passou a gerar programação local em Divinópolis, que se limita a uma edição do MG-TV. A TV Integração já implantou o sinal digital, mas é claro que Divinópolis continua em segundo plano. Implantou em Uberlândia, Juiz de Fora e Ituiutaba. Para Divinópolis, não se sabe quando isso ocorrerá. Por isso, infelizmente, continuamos com aquele sentimento de que a emissora não á daqui.

Torço para que a TV Candidés acabe com esses programas pagos, nos quais aparecem apresentadores que compram o espaço para aparecer politicamente; que dê mais atenção à programação da Rede, para termos bom jornalismo nacional, excelentes programas e faça uma filtragem da programação local. Ah, também seria muito bom que pelo menos disfarçasse o chapa-branquismo, que hoje está muito explicito.

SERVIÇO  - Se você tem uma TV LCD, LED ou Plasma, com conversor, basta sintonizar o canal 13-1 e terá a imagem digital da TV Candidés, que dá a nítida impressão que você está assistindo a um canal em alta definição. Por enquanto o Canal 13  tem o sinal digital e, é claro, que para o sinal HD (high definition) é um pulinho

—————

Voltar